A primeira etapa da campanha de vacinação contra a nova gripe começa na próxima segunda-feira (8). Profissionais de saúde da linha de frente no atendimento à população e indígenas serão os primeiros a serem vacinados na primeira etapa da campanha que vai até o dia 19 de março. Depois será a vez de gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos.
“O primeiro lote de vacinas, com 167 mil doses, já foi encaminhado para os municípios que vão imunizar os grupos específicos de cada etapa da campanha”, explica o secretário da Saúde, Gilberto Martin. A expectativa é de que ao final da campanha de vacinação, prevista para o dia 21 de maio, mais de 5 milhões de pessoas estejam vacinadas.
Nesta primeira fase a vacinação, será feita na forma de busca ativa, ou seja, com os profissionais de saúde em busca dos públicos alvos, em hospitais e unidades de saúde para os profissionais de saúde e nas aldeias, no caso da população indígena.
A partir da próxima etapa, a população terá a disposição vacina nas duas mil unidades básicas de saúde de todo o Estado, além de postos móveis que podem ser organizados pelos municípios. Todo o andamento será sustentado com base nos sistemas já utilizados por outras campanhas de imunização, como a contra a poliomielite e também da rubéola.
NOVOS NÚMEROS – A Secretaria da Saúde divulgou nesta quarta-feira (3) o boletim epidemiológico nº 1/2010 com os casos registrados em 2010. Desde o início do ano 373 casos foram confirmados e 309 casos foram descartados.
O levantamento feito pela Secretaria da Saúde mostra que o vírus Influenza A (H1N1) continua circulando no Estado e que por isso as medidas preventivas de higiene devem ser mantidas, já que, além de prevenir a gripe A, podem evitar diversos tipos de doenças.
BOX
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
08/03 a 19/03 – Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e população indígenas
22/03 a 02/04 – Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha), doentes crônicos (idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal) e crianças de seis meses a menores de dois anos
05/04 a 23/04 – População de 20 a 29 anos
24/04 a 07/05 – CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO
Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.
10/05 a 21/05 – População de 30 a 39 anos